COVID-19

PROTEÇÃO E COMBATE AO VÍRUS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

Como utilizar o seu equipamento

Protetor Facial (Face Shield)

I

Equipamento

     O Protetor Facial (Face Shield) é um Equipamento de Proteção Individual de extrema importância para evitar a contaminação via gotículas de saliva ou outros meios de contaminação do COVID-19.

    Este manual de apoio a colocação, retirada e desinfecção do Protetor Facial foi desenvolvido com o apoio de grandes profissionais da saúde assim como 100% de acordo com as normas da OMS, Ministério da Saúde e ANVISA para utilização do mesmo.

Desinfecção

II

    É necessário higienizar os equipamentos antes e após seu uso utilizando água, sabão neutro e álcool 70% para finalização da limpeza da superfície. A cada desinfecção devem ser seguidos os procedimentos abaixo:

      1- Desconectar visor, suporte da cabeça e elástico;

      2- Lavar parte plástica, acetato e higienizar partes reutilizáveis;

      3- Descartar elástico e acetato se necessário e repor partes;

      4- A higienização do protetor deve ser realizada a cada uso. 

III

Colocação e Retirada

   Antes da colocação deve-se higienizar as mãos seguindo os procedimentos padrão e higienizar o Protetor Facial seguindo o item número II desde manual.

     O elástico deve ser encaixado em local apropriado e o Protetor Facial dever ser colocado cuidadosamente, sem tocar no rosto, sobre máscara e óculos de proteção. Colocar touca descartável por cima de todos os demais EPIs e higienizar novamente as mãos.

  Para o processo de retirada deve-se trocar as luvas de procedimento utilizadas, retirar a touca descartável e retirar cuidadosamente o Protetor Facial manuseando pelas elásticos da cabeça e este deve ser colocado em local apropriado evitando contaminação do ambiente até higienização do equipamentos e das mãos.

      A retirada dos demais EPIs segue orientações normativas da instituição de saúde.

Orientações Gerais 

IV

  • A higienização do Protetor Facial deve ser realizada a cada uso do mesmo;

  • Higienizar partes reutilizáveis com luvas calçadas e descartar elástico se houver para reposição;

  • Em procedimentos onde há geração de aerossóis e sujidades com fluídos corporais, realizar a higienização do Protetor Facial imediatamente após o procedimentos;

  • Atentar para procedimentos padrão na utilização de EPIs quando o profissional se ausentar da sala de atendimento (idas ao banheiro, alimentação, entre outros).

REFERÊNCIA: Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), norma técnica GVIMS/GGTES/ANVISA n° 04/2020 disponível em  http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/271858/Nota+T%C3%A9cnica+n+04-2020+GVIMS-GGTES-ANVISA/ab598660-3de4-4f14-8e6f-b9341c196b28.

Para mais informações, fale conosco em nossos canais de atendimento:

  • WhatsApp (das 08h00 ás 17h00): +55 11 9 9454-1607

  • Chat Online (24h / 7 dias por semana): ícone no canto inferior direito.

SEMPRE É BOM LEMBRAR COMO PODEMOS NOS PREVENIR

Veja abaixo a campanha oficial do Ministério da Saúde

© 2020 by FORGE - A 3D Company